Mestre Zimar

Escultor, brincante e criador de caretas e indumentárias do Bumba meu boi, atua há mais de três décadas nos festejos maranhenses, especialmente na encarnação dos Cazumbás — figuras que sintetizam o lúdico, o sagrado e a resistência afro-maranhense. Suas máscaras, de expressividade intensa, combinam pintura vibrante e elementos entre o grotesco e o fabuloso, afirmando esteticamente a cultura popular negra.

Sobre

Eusimar Meireles Gomes, conhecido como Mestre Zimar, vive e trabalha em Matinha, no Maranhão. Escultor, brincante e criador de caretas e indumentárias do Bumba meu boi, atua há mais de três décadas nos festejos maranhenses, especialmente na encarnação dos Cazumbás — figuras que sintetizam o lúdico, o sagrado e a resistência afro-maranhense. Suas máscaras, de expressividade intensa, combinam pintura vibrante e elementos entre o grotesco e o fabuloso, afirmando esteticamente a cultura popular negra. Exposição de Acervo em Perspectiva, Museu Afro Brasil Emanoel Araújo (2025), Zimar, no Museu de Arte do Rio (2024–2025) e Mil Graus, 38º Panorama da Arte Brasileira, Museu de Arte de São Paulo (2024).

Outros artistas

Equipe curatorial da 2ª Bienal das Amazônias reunida em uma escada, composta por cinco integrantes.

Apoie a Bienal

Você pode destinar até 6% do seu imposto de renda à Bienal das Amazônias, fortalecendo a arte amazônica e contribuindo para a democratização da cultura na região.
Quero apoiar

Patrocinadores

Lei de Incentivo

Patrocínio Master

Patrocínio

Transportadora Internacional Oficial

Empresa de Tecnologia Oficial

Apoio Institucional

Evento Organizado no Âmbito da Temporada França-Brasil 2025

Realização

Newsletter

Receba novidades, bastidores e atualizações direto no seu e-mail.