Wira Tini

Sua prática pictórica articula perspectivas do povo Kokama, do qual é descendente, e da cultura nortista, conectando saberes tradicionais e visões contemporâneas. Ao criar fricções entre memória ancestral, ecologia e cotidiano periférico, ativa camadas de pertencimento e resistência, afirmando presenças indígenas e femininas na arte pública. É idealizadora do festival e da revista Graffiti Queens, voltadas ao protagonismo feminino na arte urbana.

Sobre

Vive e trabalha em Manaus, Amazonas. Sua prática pictórica articula perspectivas do povo Kokama, do qual é descendente, e da cultura nortista, conectando saberes tradicionais e visões contemporâneas. Ao criar fricções entre memória ancestral, ecologia e cotidiano periférico, ativa camadas de pertencimento e resistência, afirmando presenças indígenas e femininas na arte pública. É idealizadora do festival e da revista Graffiti Queens, voltadas ao protagonismo feminino na arte urbana. Participou de Dignité en Terres Sacrées (Paris, 2025), Passado, Presente e Futuros (Manaus, 2025), O que me levava, hoje eu que levo (São Paulo, 2024) e Cosmologia do povo Laklãnõ Xokleng (Florianópolis, 2023).

 

Outros artistas

Equipe curatorial da 2ª Bienal das Amazônias reunida em uma escada, composta por cinco integrantes.

Apoie a Bienal

Você pode destinar até 6% do seu imposto de renda à Bienal das Amazônias, fortalecendo a arte amazônica e contribuindo para a democratização da cultura na região.
Quero apoiar

Patrocinadores

Lei de Incentivo

Patrocínio Master

Patrocínio

Transportadora Internacional Oficial

Empresa de Tecnologia Oficial

Apoio Institucional

Evento Organizado no Âmbito da Temporada França-Brasil 2025

Realização

Newsletter

Receba novidades, bastidores e atualizações direto no seu e-mail.