Roma Rio

Sua prática entrelaça espiritualidade, dissidência e cosmopercepções ligadas à Amazônia, ativando uma escuta sensível da terra e dos corpos em transe. A partir de estudos e vivências que confluem intimidade e coletividade, relações familiares, amorosas e de amizade, sua obra enreda a história sociocultural do território onde atua. Angulações do imaginário amazônico e da cultura popular fundamentam sua poética, em um existir que é também prática anticolonial.

Sobre

De Belém, Brasil, vive e trabalha em Belém. Sua prática entrelaça espiritualidade, dissidência e cosmopercepções ligadas à Amazônia, ativando uma escuta sensível da terra e dos corpos em transe. A partir de estudos e vivências que confluem intimidade e coletividade, relações familiares, amorosas e de amizade, sua obra enreda a história sociocultural do território onde atua. Angulações do imaginário amazônico e da cultura popular fundamentam sua poética, em um existir que é também prática anticolonial. Participou das exposições Arte Pará, Fundação Rômulo Maiorana, Belém (2015), Um tanto de nós, Museum of the Federal University of Pará, Belém (2015), Expoqueer, Bogotá (2017) e atua como diretore artística e figuriniste da quadrilha junina LGBTQIAPN+ Fogo no Rabo (2017–2025).

Outros artistas

Equipe curatorial da 2ª Bienal das Amazônias reunida em uma escada, composta por cinco integrantes.

Apoie a Bienal

Você pode destinar até 6% do seu imposto de renda à Bienal das Amazônias, fortalecendo a arte amazônica e contribuindo para a democratização da cultura na região.
Quero apoiar

Patrocinadores

Lei de Incentivo

Patrocínio Master

Patrocínio

Transportadora Internacional Oficial

Empresa de Tecnologia Oficial

Apoio Institucional

Evento Organizado no Âmbito da Temporada França-Brasil 2025

Realização

Newsletter

Receba novidades, bastidores e atualizações direto no seu e-mail.