Buga Peralta

Nascida em uma reserva indígena, formou-se em magistério, mas seguiu outro caminho: iniciou sua prática artística em casa, costurando e moldando figuras em argila, queimadas em fogão a lenha. Seu trabalho é fortemente ligado à cultura pantaneira, com destaque para a figura do homem que conduz a boiada pelas planícies alagadas — tema central de sua produção. Suas esculturas, bordados e pinturas expressam um cotidiano carregado de memória e identidade regional.

Sobre

De Serra da Bodoquena (MS), vive e trabalha em Campo Grande do Sul. Nascida em uma reserva indígena, formou-se em magistério, mas seguiu outro caminho: iniciou sua prática artística em casa, costurando e moldando figuras em argila, queimadas em fogão a lenha. Seu trabalho é fortemente ligado à cultura pantaneira, com destaque para a figura do homem que conduz a boiada pelas planícies alagadas — tema central de sua produção. Suas esculturas, bordados e pinturas expressam um cotidiano carregado de memória e identidade regional. A instalação Comitiva Pantaneira, com mais de quinhentas  peças, integra o acervo do Instituto Homem Pantaneiro. Participou da Jaguar Parade em Nova Iorque (2022),  e teve uma obra exibida na novela Pantanal na TV Globo (2022). 

Obras

Comitiva Pantanal

Comitiva Pantanal

2024-2025

Instalação cerâmica com elementos sonoros e luminosos.

Outros artistas

Equipe curatorial da 2ª Bienal das Amazônias reunida em uma escada, composta por cinco integrantes.

Apoie a Bienal

Você pode destinar até 6% do seu imposto de renda à Bienal das Amazônias, fortalecendo a arte amazônica e contribuindo para a democratização da cultura na região.
Quero apoiar

Patrocinadores

Lei de Incentivo

Patrocínio Master

Patrocínio

Transportadora Internacional Oficial

Empresa de Tecnologia Oficial

Apoio Institucional

Evento Organizado no Âmbito da Temporada França-Brasil 2025

Realização

Newsletter

Receba novidades, bastidores e atualizações direto no seu e-mail.